terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Meu Silêncio...

Estou em silêncio. Ao meu redor todos falam.
Falam muito. Falam alto. Estão alegres.
E eu estou escutando. Apenas isso.
Ouvindo tudo. Prestando atenção a cada detalhe.
Estou feliz entre as pessoas. Mas continuo em silêncio.
Me abordam. Recriminam!
-"Anime-se! Fale alguma coisa! Você sempre parece triste"
Eu sei que, geralmente, em momentos tristes, procuramos o silêncio.
Procuramos nos isolar. Tentamos nos esconder, fugir da dor que nos consome.
Eu já fiz isso. E farei novamente se necessário.
Foi nesse esconderijo que eu descobri que silêncio também é vida.
É descoberta. É interiorização. É felicidade.
É um achar daquilo que eu nem sabia que buscava.
O silêncio, com certeza, traz momentos bons.
Nele você é capaz de escutar até o seu próprio coração.
Em nossa sociedade, ainda não compreendem que recolher-se
em busca de si mesmo, não é apenas sinal
de doença ou angústia.
Recolher-se a si mesmo é uma busca.
Uma renovação interna necessária a cada ser humano.
Essa renovação pode ser feita de diversas formas.
E o silêncio é uma delas.
Há pessoas que viajam, que lêem um bom livro,
que escutam música, que assistem um filme...
E é assim que buscam sua renovação.
Não condenem o meu silêncio. Ele me faz um bem incalculável.
Assim como eu pretendo, dentro dos meus limites e conceitos,
não condenar qualquer forma que você julgar necessária
para encontrar e sentir o seu próprio interior.
A busca pelo próprio eu é o que vale.
A forma como cada um a realiza não é algo que eu possa ou deva julgar.
Não me peçam para sorrir a todo momento.
Não me forcem a falar quando vocês sabem que eu prefiro escutar.
Entendam que eu preciso de um tempo para curar certas feridas que ainda estão expostas.
E esse tempo é meu. Só meu.
Não quero de forma alguma rejeitar ou diminuir
a companhia de vocês em minha vida.
Por que eu sei que ela foi fundamental nesse processo de reconstrução.
E continuará sendo muito importante para mim.
Só peço que entendam que meu silêncio me faz bem!
Eu não estou sempre triste!
Estou feliz, apenas ouvindo, o que vocês dizem.
Sempre estarei disposta a dar minha opinião e sempre divido ela com vocês.
Tentem compreender que meu silêncio faz parte
da minha trajetória de perdas e ganhos,
onde eu continuo tentando entender para que lado
a balança pende mais.
E acreditem. O silêncio que se instalou em mim,
foi um dos maiores bens que eu adquiri.
É ele que me acompanha sempre. Em qualquer situação.
É ele que vai me conduzindo durante minha busca incessante pela felicidade.
Eu me permito ser feliz.
Mas em silêncio.
É assim que eu me sinto bem.

Um comentário:

  1. Já dizia a Lispector:

    "Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso."

    Pra nós, adeptos da prática, parece simples entender o que acontece quando outra pessoa está em silêncio. Não há motivo para desconfiança ou preocupação, ela está apenas falando com ela mesma, está falando para dentro.

    Não só necessário, como também indispensável para conseguir colocar algumas coisas nos seus devidos lugares e bagunçar outras, pelo simples fato de se sentir vivo.

    Silêncio não é tristeza, é apenas outra forma de felicidade.

    :)

    ResponderExcluir