segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Amor (?)

Dentre todos os sentimentos que me habitam, você parece ser o maior.
O que me traz mais alegrias.
O que é capaz de me fazer sorrir sempre.
Aquele que preenche o vazio interior que me invade em certos momentos.
Aquele que eu entrego à tantas pessoas que o retribuem (ou não).
Pessoas que são capazes de me fazer verdadeiramente feliz.
Mas o amor é ao mesmo tempo tão controverso.
Fonte de emoção e alegria, mas também de dor. Muita dor.
Inúmeros são aqueles que tentam te definir.
Criam as tais "fórmulas da felicidade", como se já não bastassem as da matemática.
Fórmulas que não estão preparadas para eventuais contratempos,
tão comuns quando falamos de amor.
Ama-se por motivos involuntários.
Peça à um apaixonado, ou um amigo fiel,
ou alguém que ame muito seus familiares, para que ele
cite bons argumentos que o levaram ao amor
e terás belas surpresas.
Podem citar o carinho recebido, o coração acelerado,
a beleza dos momentos compartilhados, a presença constante,
entre tantos outros.
Mas o real motivo do amor, aquele que causa
tantos turbilhões em cada ser,
esse é único e exclusivo de cada um.
Eu confesso que gostaria que o amor sempre fosse bom.
Que fosse suficiente.
Que não causasse dependência em mim e nem em ninguém.
E o principal: que fosse recíproco.
Todo ser humano quer amar e ser amado.
A necessidade de cada um é o que varia.
Mas aquela ânsia de dar e receber amor está
inserida dentro de cada um de nós.
E não estou me referindo apenas do amor entre parceiros
que criam um relação de marido e mulher, namorado e namorada.
Falo de relações familiares, pais e filhos, irmãos,
amigos, colegas de escola, de trabalho...
Estar em um ambiente amoroso é muito mais prazeroso
do que viver em meio ao caos, convivendo com o egoísmo, o desprezo,
a indiferença e tantos outros que acabam definhando
a capacidade de amar do ser humano.
Eu sinto falta de amor em alguns ambientes em que vivo.
Acho que todo mundo um dia sentiu ou irá sentir o mesmo.
Sinto falta do olhar carinhoso, do afeto sincero,
do abraço acolhedor, da palavra amiga...
Quem sabe depois de tudo, eu tenha bloqueado a criação
de novas fontes de amor nesse ambiente.
Quem sabe eu prefira me esconder, tendo medo de machucar
com a minha forma de amar.
Eu sei que a culpa não é apenas de uma pessoa.
Nem sei se poderíamos culpar alguém.
Somos meras vítimas desse sentimento chamado amor,
que nem sempre pode ser expressado e sentido da melhor maneira.
Preciso aprender muita coisa ainda. E tenho plena consciência disso.
Não me culpe por ser indiferente.
Por calar-me quando o melhor seria falar.
Foi você mesmo quem construiu esse muro entre nós e eu apenas o sustentei.
Todas as vezes que decidia enfrentá-lo,
e estava realmente disposta a acabar com essa barreira, você me repelia.
Me machucava.
Me enfraquecia.
Sugava toda minha esperança.
Decidi esquecer que o muro existia.
Mas ao mesmo tempo esqueci o conteúdo que estava do outro lado.
Me dê tempo para voltar.
Me dê tempo para reunir minhas forças mais uma vez.
Quem sabe o que eu mais preciso agora é que você se disponha a atravessar até o outro lado.
Venha me buscar.
Eu tentei chegar até você. Você me expulsou.
Apesar de tudo eu ainda espero ansiosamente pela sua vinda.
Só não se esqueça de que uma parcela do meu amor já foi perdida pelo caminho.
Quem sabe você pode trazê-lo de volta?






"Ei pai, olhe para mim
Pense de novo e converse comigo
Eu cresci de acordo com seus planos ?
Você acha que eu estou perdendo meu tempo
fazendo as coisas que eu quero fazer ?
Mas dói quando você desaprova tudo
E agora eu dou duro para ser bem sucedido
Eu só quero te deixar orgulhoso
Eu nunca vou ser bom o bastante para você
Eu não posso fingir que eu estou bem
E você não pode me mudar

Porque nós perdemos tudo que temos
Nada dura pra sempre
Desculpe,
eu não posso ser perfeito
Agora é tarde demais,
e nós não podemos voltar atrás
Desculpe-me
eu não posso ser perfeito

Eu tento não pensar
Sobre a dor que eu sinto por dentro
Você sabia que era meu herói ?!
Todos os dias que você passou comigo
Agora parecem tão distantes
E parece que você não se importa mais

Nada vai mudar as coisas que você disse
Nada vai fazer isto ficar bem de novo
Por favor, não vire as costas
Não consigo acreditar que é difícil
só falar com você
Mas você não entende"
(Simple Plan - Perfect)





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Relações por si só já são dificeis, quando então envolvem pessoas com as quais possuimos laços consanguíneos parece que a situação que de cara deveria ser de harmonia se transforma num verdadeiro campo de guerra. Isso porque há uma certa hierarquia em cada lar, o que confere poder a alguns membros. E todo mundo já sabe o que o poder faz...

    O parentesco material é a união da família de acordo com os laços consanguíneos e o parentesco espiritual é a nossa verdadeira família pela união dos gostos, dos sentimentos, das afinidades... Assim, o parentesco espiritual é o verdadeiro de fato, pois envolve tudo que nos faz bem, as pessoas com as quais nos sentimos melhores e que escolhemos. O que hoje chamamos de familia é irracional, o acaso, não foi fruto das nossas escolhas e sim um processo natural da biologia.

    Por isso nascemos duas vezes. Uma quando a natureza se encarrega de nos conceber e nos jogar num lar aleatoriamente. Outra é quando fazemos nossas escolhas sem a motivação de alguma força externa, apenas dos nossos próprios sentidos. Amigos são isso.

    Beijão,
    Força Muri
    S2

    ResponderExcluir